Competências necessárias para atuar como assistente virtual
Autonomia – Você é seu chefe, portanto, todas as decisões sobre horários de trabalho, ações, tarefas a serem executadas, propostas para realizar, prazos de entrega, orçamentos. Tudo é por sua conta. Não estamos acostumados a isso. Num geral nossa educação costuma nos dar as regras e o passo a passo do que fazer. Por isso aprenda a disciplinar-se.
Coragem – Vários medos vão surgir, sempre que estamos desempenhando uma nova tarefa, um novo papel, pois nosso cérebro não possui ainda o histórico de ter feito aquilo. Por isso, o novo, mesmo sendo um lugar empolgante de estar, nos trava. Você vai ter que desenvolver essa coragem. Atirando-se de cabeça para ofertar seu serviço, confiando que você dará o seu melhor para executar aquela tarefa. Busque assistir vídeos de emponderamento e principalmente inspirar-se em pessoas que desempenham muito bem essa função.
Disciplina – Fazer o que tem que ser feito e não o que você quer. Disciplina é a capacidade de seguir o planejado. Dentro de um diadiversas intercorrências, como resfriados, falta de energia, internet lenta, vizinhos em obras, tudo isso vai acontecer para tirar seu foco.
Organização – Criar métodos, sistemas, cronogramas, tabelas, planners. Busque um padrão de escrita, um padrão de linguagem, um padrão de organização dos seus materiais em seu computador. A organização é primordial para otimização do seu tempo.
Comunicação e Repertório – Você precisa se comunicar bem com seus clientes e com os clientes deles é primordial, ter um bom vocabulário, uma boa dicção, caso tenha que fazer ligações e mandar áudios, será essencial, desenvolver oratória.
Aprendizagem contínua – Esta é uma profissão muito dinâmica, você pode atuar em diversos segmentos de mercado, saúde, consultoria, desenvolvimento humano, entre outros. Além de diversos segmentos dentro da empresa, atendimento, vendas, recursos humanos, financeiro, administrativo. Nunca vamos saber tudo, cada empresa tem sua tecnologia específica e sua forma de trabalho. Por isso você precisa manter uma postura de aprendizagem contínua, buscar soluções para os problemas que surgirão.
Relacionamento – Saiba que seus clientes, serão uma espécie de chefe, eles trarão os problemas e vão confiar em você a solução. Você é um apoio primordial para o negócio deles. Poderá ser demitido(a) assim que terminar o contrato, então saiba ter paciência, resiliência, comunicar-se gentilmente, mas com assertividade para que o melhor seja extraído dessa relação.